sexta-feira, 5 de julho de 2013

O Grito do Nosso Planeta



Depois de assistir ao documentário "História das Coisas", resolvi escrever um pouco...



O Grito do Nosso Planeta

O planeta passa por sérios problemas! O mundo de hoje está extremamente consumista, em que cada pessoa se resume pelo que tem e não pelo que é. Todo esse consumismo exacerbado tem um fim que nem todos nós pensamos: a destruição gradual do nosso planeta. Vejamos o porquê.
Para que mais produtos sejam fabricados para suprir a demanda, mais recurso natural é extraído, mais energia é gasta, mais produtos tóxicos são lançados no meio ambiente, mais lixo é gerado. Nessa história tem o 'homem' que quer produzir mais, construir mais (para vender mais - e tudo isso a qualquer custo) e tem o 'homem' que quer adquirir, adquirir, adquirir. Quer uma casa maior, um carro mais novo, roupas e sapatos da última moda, computador da última geração, celulares incríveis. E o que se faz com tudo que já tinha? Joga no lixo! E o que é preciso para produzir tudo isso que o consumismo pede? Mais recursos naturais, mais desmatamento (para obter matéria prima, para construir indústrias, para construir prédios, para construir rodovias, hidrelétricas, aterros sanitários).
Onde o mundo vai parar? Precisamos nos conscientizar de que é preciso cuidar da nossa 'casa', pensar no nosso futuro. Parar com tanto consumismo, reaproveitar materiais para reduzir produção de lixo, cuidar para que o desmatamento desenfreado não desnude nosso planeta em um piscar de olhos. Outras atitudes menores também podem ser tomadas para ajudar o nosso planeta, como não jogar lixo na rua, fazer reciclagem e coleta seletiva, plantar uma árvore e cuidar das que estão perto de você.
Eu e você podemos agir. Consumir menos, descartar menos e aproveitar mais. Com essa consciência, o nosso planeta é menos explorado com seus recursos e o lixo é menos gerado, seguindo assim, juntos, para um desenvolvimento sustentável cuidando com carinho de todo o meio ambiente.

2 comentários: